Segunda-feira é dia de que?
Mulheres respondam: é dia de...?
Isso mesmo começar a dieta, lembrar que alfaces existem para serem comidas, e que correr no parque da um up no seu dia!
Dieta: Regime dos pontos!
Quem receitou: Dr.Humberto Büchele Vieira (Especialização em Endocrinologia pela USP-SP)
Como funciona: No Sistema de Pontos, a pessoa pode comer de tudo, mas precisa ir anotando o que comeu para controlar o número de pontos ingeridos num dia e que não pode ultrapassar uma quantidade previamente calculada de acordo com seu peso, idade, sexo e atividade física.
Não adianta nada a pessoa conhecer a tabela de pontos se não houver certa interação com uma nova filosofia que pressupõe conhecimento do processo e determinação. Hoje vou comer feijoada, mas amanhã farei refeições menores para compensar. Nas dietas tradicionais o que acontece? O sujeito quebra o regime e come feijoada. Pronto! Acha que estragou tudo e desiste da dieta. No Sistema de Pontos, feijoada não é um prato proibido desde que no dia seguinte a pessoa consiga compensar a extravagância ingerindo menos calorias.
Quantos pontos tenho: Isso varia, e necessita de uma avaliação médica. Para mim, foram receitados 266 pontos diários.
Déficit calórico: 900 cal/dia
Desvantagem:
A nutricionista Marília Fernandes, especialista em Nutrição em Saúde Pública pela Escola Paulista de Medicina faz críticas à dieta: "O foco está apenas no valor calórico dos alimentos e não no valor nutricional. Se privarmos nosso organismo de nutrientes essenciais ao seu perfeito funcionamento, podemos acabar desenvolvendo a 'fome oculta', que, a longo ou médio prazos, pode acarretar uma série de doenças, como osteoporose, diabetes, problemas cardiovasculares e hipertensão, por exemplo."
DICA: Uma refeição completa com arroz, feijão, carne grelhada, legumes cozidos e salada, equivale aproximadamente a dois sonhos de valsa. Nada de fazer trocas malucas como essa. A escolha do cardápio é sua, mas a da saúde também!